ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUND. E MÉDIO “MARIA ESTRELA DE OLIVEIRA”
Relatório da Excursão Pedagógica
LOCAL: João Pessoa – PB
Data: 18 a 20 de novembro de 2011
Organizador:
Isaías de Oliveira Ehrich – Gestor Adjunto
Funcionários:
Maria de Fátima da Conceição
Edijaneide Maria de Almeida Estrela
Gerlândia Lima de Matos Silva
Maria do Socorro Estrela (Nenén)
OBJETIVO:
- realizar estudo de campo interdisciplinar com alunos concluintes (9º ano do Ensino Fundamental e
3ª série do Ensino Médio) da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Maria Estrela de
Oliveira.
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
GEOGRAFIA:
Conhecer as diferentes paisagens litorâneas;
Identificar os tipos de falésias;
Estudar os tipos de marés;
HISTÓRIA
Conhecer e identificar as construções urbanas históricas;
LÍNGUA PORTUGUESA
Produção textual (relatório)
BIOLOGIA
Identificar e diferenciar as várias espécies de animais e inter-relacionar habitat natural (praia) e não
natural (zoológico);
LÍNGUA INGLESA:
Trabalhar com observação e audição da fala de nativos de língua inglesa.
- os alunos tiveram a oportunidade de escutar um diálogo (apresentação da Feira de Tambaú)
entre turistas americanos e guia turístico na Feirinha de Tambaú.
ARTES:
Contemplar exposições artísticas e entender a proposta da arte representada.
APRESENTAÇÃO
Embora a educação formal propicie aos alunos o suporte da estrutura escolar e um ambiente
ideal para a construção do conhecimento, não é bastante para garantir uma boa contextualização
perante a realidade, menos ainda apropriação de outros conteúdos que extrapolem o puramente
pedagógico.
A realização de excursões pedagógicas, com sua proposta de interação com o meio para
estabelecimento de relações e ampliações frente aos saberes formalmente adquiridos, traz como
propósito inserir o aluno em contexto, instigando-o ao olhar observador, atitude apreciativa e espírito
crítico, de forma a sentir-se parte integrante e interferente no entorno, apropriando-se dele como
cenário educativo e local para testagem e aplicação de seus conhecimentos.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Maria Estrela de Oliveira, realizou uma
excursão pedagógica durante os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, com o intento de promover
uma viagem à capital paraibana para, além de conhecer a cidade, desenvolver um olhar analítico
acerta de assuntos voltados à Arte, Literatura, Ciências, História e Geografia.
A escolha do local para a excursão pedagógica se deu devido ao fato de João Pessoa,
fundada em 5/8/1585, ser a 3ª cidade mais antiga do Brasil. É o retrato vivo do passado nas ruas e
praças do Centro Histórico, que remontam às origens da cidade, com belos monumentos de
arquitetura e arte barroca. O Centro está há 7 km das praias, mas merece uma visita.
O ar é puro e a cidade é limpa e tranquila, lembrando uma cidade do interior. O povo é
hospitaleiro, alegre e fã da cidade. O artesanato é rico e a culinária de dar água na boca, como a
carne de sol com macaxeira e os frutos do mar. João Pessoa também é conhecida como "a cidade
onde o sol nasce primeiro", devido a Ponta do Seixas, que é o trecho de terra mais a leste das
Américas, isto é, mais próximo do Oriente.
A cidade é também notável pelo clima agradável, que varia entre 20º e 32º e pela beleza de
seus 37 km de praias urbanas. Além de tudo isso, João Pessoa foi considerada pela ONU como a 2ª
cidade mais verde do mundo ficando atrás apenas da capital francesa, Paris. É a única cidade do
Nordeste onde o esgoto não é despejado no mar.
As águas são limpas e calmas, variando em tons de verde a azul turquesa. A orla é
preservada por uma legislação que limita a altura dos edifícios. É a capital do Nordeste mais segura e
com menos exploração turística. Apesar disso há boa infraestrutura e ótimas atrações turísticas. Há
saídas para passeios em várias cidades do Estado, assim como para Natal/RN e Recife/PE. Por estar
em um ponto estratégico, é possível conhecer em apenas uma viagem ao Nordeste, pelo menos três
Estados maravilhosos.
DESCRIÇÃO SUCINTA DA VIAGEM
SEXTA – FEIRA - 18/11/2011
Saída, a partir das 22h00min – Lagoa dos Estrelas
SÁBADO - 19/11/2011
das 06h00min – chegada à casa em que ficamos hospedados, localizada à
Rua Presidente Afonso Pena, 224 – Bessa – João Pessoa – PB;
das 09h00min às 11h00min – visita à Estação Ciência
Durante a visita à Estação Ciência, os alunos, além de conhecerem e
contemplarem o complexo arquitetônico Estação Ciência, Cultura e Artes, do
arquiteto Oscar Niemeyer (localizado no Altiplano Cabo Branco), projetado para
apoiar e difundir atividades científicas, artísticas e culturais da cidade, os alunos
puderam assistir à exposição de artes plásticas “Rinocerontes”, “Traços de
Niemeyer” e “Meu mundo interior”. Além disso, tiveram uma aula sobre
astrofísica, no planetário e de mecânica, com obras desenvolvidas por alunos
do IFPB – JP.
das 11h00min às 11h30min – visita ao Farol do Cabo Branco: observação do
ponto extremo oriental das Américas e da destruição da falésia do Cabo
Branco, o que vem modificando a paisagem do local.
Vale salientar que o Cabo Branco, onde o farol se localiza, não é mais
considerado o ponto extremo das Américas. Medições mais recentes indicam
que a Ponta Seixas, algumas centenas de metros (a Ponta Seixas é visível do
mirante do Farol), está localizado um pouco mais a Leste que o Cabo Branco.
12h00min – almoço;
das 15h30min às 17h30min - visita ao Centro Histórico: passeio por entre as
ruas antigas da cidade de João Pessoa, onde se localiza o Centro Histórico,
visita ao Hotel Globo e explanação sobre o Rio Sanhauá, que banha o estado
da Paraíba, precisamente os municípios de Bayeux e João Pessoa - um dos principais afluentes do rio Paraíba, foi em sua foz margeado pelo casario
histórico e pelos campanários de dezenas de igrejas, onde a capital paraibana
nasceu. Suas margens estão parcialmente cobertas de manguezal.
18h00min – jantar
20h00min – visita ao Manaíra Shopping Center
DOMINGO
20/11/2011
08h00min às 09h:30min - Passeio pela orla (estudo de campo)
A praia do Bessa, a primeira praia do litoral norte pessoense, urbana, com 6
km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas,
recifes e coqueiros. É uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da
cidade. Fica no bairro com o mesmo nome (Bessa) e faz divisa com a praia de
Manaíra (ao sul, em João Pessoa) e a praia de Intermares (ao norte, em
Cabedelo).
A praia do Bessa e a praia de Intermares são divididas pelo rio
Jaguaribe (João Pessoa). Em torno da praia há diversos bares e restaurantes,
estacionamentos e casas na praia.
das 14h:15min às 15h:15min– visita à Feirinha de Tambaú
das 15h30minh às 17h00minh – visita ao Parque Arruda Câmara ou Bica
(Jardim Zoológico): observação de diversas espécies de animais e plantas.
17h:30min – saída de João Pessoa para Sousa
22h:20min – chegada em Sousa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No âmbito dos aspectos didáticos procedimentais, a excursão pedagógica é uma experiência
que proporciona ao aluno, fora do ambiente da família e da escola, o uso de sua liberdade, ou seja,
um momento em que ele desenvolve o espírito de responsabilidade, frente a si e aos seus
companheiros de viagem, exercitando sua sociabilidade, sua participação, sua liderança, seu respeito
ao próximo e uma constante busca de soluções para os problemas novos e sua análise crítica aos
padrões morais existentes.
É um momento extremamente importante para aprendizagem do aluno, pois conta com a
autonomia para construir e reconstruir símbolos. Assim, o processo de construção e assimilação do
conhecimento, também chamado de processo ensino-aprendizagem envolve professor (educador) e
aluno (educando), o turismo pedagógico tem nestes dois perfis sua principal área de abrangência,
mas não desconsidera as demais.
a excursão pedagógica é importante porque proporciona ao indivíduo sentimentos de
conservação, manutenção e valorização dos bens patrimoniais, culturais e ambientais. Por este fator,
a possibilidade de expansão espacial do conhecimento para além das quatro paredes torna-se uma
importante ferramenta em que a riqueza das ações pedagógicas dá significado às aprendizagens. Ir a
campo para aprender na prática o conteúdo programático dado em aula facilita o processo de
assimilação do conhecimento porque a escola, de algum modo contribui para cumprir com eficácia
sua função social: preparar o aluno para se desenvolver, formando-o para o exercício da cidadania e
para o convívio em sociedade.
Distrito de Lagoa dos Estrelas, 29 de novembro de 2011
ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA VIAGEM
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