terça-feira, 6 de março de 2012

EXCURSÃO PEDAGÓGICA


ESTADO DA PARAÍBA 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTE 
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUND. E MÉDIO “MARIA ESTRELA DE OLIVEIRA” 




Relatório da Excursão Pedagógica 



LOCAL: João Pessoa – PB 
Data: 18 a 20 de novembro de 2011 

Organizador: 
Isaías de Oliveira Ehrich – Gestor Adjunto 

Funcionários: 
Maria de Fátima da Conceição 
Edijaneide Maria de Almeida Estrela 
Gerlândia Lima de Matos Silva 
Maria do Socorro Estrela (Nenén) 


OBJETIVO: 

 - realizar estudo de campo interdisciplinar com alunos concluintes (9º ano do Ensino Fundamental e 
3ª série do Ensino Médio) da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Maria Estrela de 
Oliveira. 



OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS: 

GEOGRAFIA:  
Conhecer as diferentes paisagens litorâneas; 
Identificar os tipos de falésias; 
Estudar os tipos de marés;

HISTÓRIA
Conhecer e identificar as construções urbanas históricas;  

LÍNGUA PORTUGUESA
Produção textual (relatório) 

BIOLOGIA 
Identificar e diferenciar as várias espécies de animais e inter-relacionar habitat natural (praia) e não 
natural (zoológico); 


 LÍNGUA INGLESA: 
Trabalhar com observação e audição da fala de nativos de língua inglesa. 
- os alunos tiveram a oportunidade de escutar um diálogo (apresentação da Feira de Tambaú) 
entre turistas americanos e guia turístico na Feirinha de Tambaú. 

ARTES: 
Contemplar exposições artísticas e entender a proposta da arte representada. 


APRESENTAÇÃO 

 Embora a educação formal propicie aos alunos o suporte da estrutura escolar e um ambiente 
ideal para a construção do conhecimento, não é bastante para garantir uma boa contextualização 
perante a realidade, menos ainda apropriação de outros conteúdos que extrapolem o puramente 
pedagógico. 

A realização de excursões pedagógicas, com sua proposta de interação com o meio para 
estabelecimento de relações e ampliações frente aos saberes formalmente adquiridos, traz como 
propósito inserir o aluno em contexto, instigando-o ao olhar observador, atitude apreciativa e espírito 
crítico, de forma a sentir-se parte integrante e interferente no entorno, apropriando-se dele como 
cenário educativo e local para testagem e aplicação de seus conhecimentos. 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Maria Estrela de Oliveira, realizou uma 
excursão pedagógica durante os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, com o intento de promover 
uma viagem à capital paraibana para, além de conhecer a cidade, desenvolver um olhar analítico 
acerta de assuntos voltados à Arte, Literatura, Ciências, História e Geografia. 

A escolha do local para a excursão pedagógica se deu devido ao fato de João Pessoa, 
fundada em 5/8/1585, ser a 3ª cidade mais antiga do Brasil. É o retrato vivo do passado nas ruas e 
praças do Centro Histórico, que remontam às origens da cidade, com belos monumentos de 
arquitetura e arte barroca. O Centro está há 7 km das praias, mas merece uma visita. 

O ar é puro e a cidade é limpa e tranquila, lembrando uma cidade do interior. O povo é 
hospitaleiro, alegre e fã da cidade. O artesanato é rico e a culinária de dar água na boca, como a 
carne de sol com macaxeira e os frutos do mar. João Pessoa também é conhecida como "a cidade 
onde o sol nasce primeiro", devido a Ponta do Seixas, que é o trecho de terra mais a leste das 
Américas, isto é, mais próximo do Oriente. 

A cidade é também notável pelo clima agradável, que varia entre 20º e 32º e pela beleza de 
seus 37 km de praias urbanas. Além de tudo isso, João Pessoa foi considerada pela ONU como a 2ª 
cidade mais verde do mundo ficando atrás apenas da capital francesa, Paris. É a única cidade do 
Nordeste onde o esgoto não é despejado no mar. 


As águas são limpas e calmas, variando em tons de verde a azul turquesa. A orla é 
preservada por uma legislação que limita a altura dos edifícios. É a capital do Nordeste mais segura e 
com menos exploração turística. Apesar disso há boa infraestrutura e ótimas atrações turísticas. Há 
saídas para passeios em várias cidades do Estado, assim como para Natal/RN e Recife/PE. Por estar 
em um ponto estratégico, é possível conhecer em apenas uma viagem ao Nordeste, pelo menos três 
Estados maravilhosos. 


DESCRIÇÃO SUCINTA DA VIAGEM 

SEXTA – FEIRA  - 18/11/2011 
Saída, a partir das 22h00min – Lagoa dos Estrelas 

SÁBADO  - 19/11/2011 
das 06h00min – chegada à casa em que ficamos hospedados, localizada à 
Rua Presidente Afonso Pena, 224 – Bessa – João Pessoa – PB; 

das 09h00min às 11h00min – visita à Estação Ciência 


 Durante a visita à Estação Ciência, os alunos, além de conhecerem e 
contemplarem o complexo arquitetônico Estação Ciência, Cultura e Artes, do 
arquiteto Oscar Niemeyer (localizado no Altiplano Cabo Branco), projetado para 
apoiar e difundir atividades científicas, artísticas e culturais da cidade, os alunos 
puderam assistir à exposição de artes plásticas “Rinocerontes”, “Traços de 
Niemeyer” e “Meu mundo interior”. Além disso, tiveram uma aula sobre 
astrofísica, no planetário e de mecânica, com obras desenvolvidas por alunos 
do IFPB – JP. 

das 11h00min às 11h30min – visita ao Farol do Cabo Branco: observação do 
ponto extremo oriental das Américas e da destruição da falésia do Cabo 
Branco, o que vem modificando a paisagem do local. 

 Vale salientar que o Cabo Branco, onde o farol se localiza, não é mais 
considerado o ponto extremo das Américas. Medições mais recentes indicam 
que a Ponta Seixas, algumas centenas de metros (a Ponta Seixas é visível do 
mirante do Farol), está localizado um pouco mais a Leste que o Cabo Branco. 

12h00min – almoço; 

das 15h30min às 17h30min - visita ao Centro Histórico: passeio por entre as 
ruas antigas da cidade de João Pessoa, onde se localiza o Centro Histórico, 
visita ao Hotel Globo e explanação sobre o Rio Sanhauá, que banha o estado 
da Paraíba, precisamente os municípios de Bayeux e João Pessoa - um dos  principais afluentes do rio Paraíba, foi em sua foz margeado pelo casario 
histórico e pelos campanários de dezenas de igrejas, onde a capital paraibana 
nasceu. Suas margens estão parcialmente cobertas de manguezal. 

18h00min – jantar 

20h00min – visita ao Manaíra Shopping Center 


DOMINGO 
20/11/2011 

08h00min às 09h:30min - Passeio pela orla (estudo de campo) 

A praia do Bessa, a primeira praia do litoral norte pessoense, urbana, com 6 
km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, 
recifes e coqueiros. É uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da 
cidade. Fica no bairro com o mesmo nome (Bessa) e faz divisa com a praia de 
Manaíra (ao sul, em João Pessoa) e a praia de Intermares (ao norte, em 
Cabedelo). 

 A praia do Bessa e a praia de Intermares são divididas pelo rio 
Jaguaribe (João Pessoa). Em torno da praia há diversos bares e restaurantes, 
estacionamentos e casas na praia. 

das 14h:15min às 15h:15min– visita à Feirinha de Tambaú 

das 15h30minh às 17h00minh – visita ao Parque Arruda Câmara ou Bica 
(Jardim Zoológico): observação de diversas espécies de animais e plantas. 

 17h:30min – saída de João Pessoa para Sousa 

 22h:20min – chegada em Sousa. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS  

 No âmbito dos aspectos didáticos procedimentais, a excursão pedagógica é uma experiência 
que proporciona ao aluno, fora do ambiente da família e da escola, o uso de sua liberdade, ou seja, 
um momento em que ele desenvolve o espírito de responsabilidade, frente a si e aos seus 
companheiros de viagem, exercitando sua sociabilidade, sua participação, sua liderança, seu respeito 
ao próximo e uma constante busca de soluções para os problemas novos e sua análise crítica aos 
padrões morais existentes. 

É um momento extremamente importante para aprendizagem do aluno, pois conta com a 
autonomia para construir e reconstruir símbolos. Assim, o processo de construção e assimilação do 
conhecimento, também chamado de processo ensino-aprendizagem envolve professor (educador) e 


aluno (educando), o turismo pedagógico tem nestes dois perfis sua principal área de abrangência, 
mas não desconsidera as demais. 

a excursão pedagógica é importante porque proporciona ao indivíduo sentimentos de 
conservação, manutenção e valorização dos bens patrimoniais, culturais e ambientais. Por este fator, 
a possibilidade de expansão espacial do conhecimento para além das quatro paredes torna-se uma 
importante ferramenta em que a riqueza das ações pedagógicas dá significado às aprendizagens. Ir a 
campo para aprender na prática o conteúdo programático dado em aula facilita o processo de 
assimilação do conhecimento porque a escola, de algum modo contribui para cumprir com eficácia 
sua função social: preparar o aluno para se desenvolver, formando-o para o exercício da cidadania e 
para o convívio em sociedade. 


Distrito de Lagoa dos Estrelas, 29 de novembro de 2011 




ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA VIAGEM 






















































































































































































































































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